Bolinhas e mais bolinhas - Saiba mais sobre exposição "Obsessão Infinita" de Yayoi Kusama em São Paulo


Oi Pessoal! Bom, no post de hoje venho dar uma dica de exposição que chegou a a São Paulo depois de passar pelo Rio de Janeiro e Brasília. Eu ainda não fui conferir, porém, já estou super ansioso para participar dessa incrível experiência. 

A exposição "Obsessão Infinita" de Yayoi Kusama atualmente está instalada no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo e conta com pinturas, esculturas, vídeos, instalações, a mostra apresenta diversas obras compostas por "dots" [pontos] e formas fálicas, que se tornaram marcas em sua obra. Com 84 anos a artista obcecada por bolinhas vive em um hospital psiquiátrico por vontade própria desde 1977, onde cria e reproduz suas obras. Sua obsessão por bolinhas começou quando Yayoi tinha apenas 10 anos, diagnosticado como doença antes de se tornar arte fez com que todo seu universo de alucinações e obsessão inspirasse suas obras e ganhasse várias exposições junto prêmios por todo o mundo.

Ao todo, são cerca de 100 obras, do período de 1949 a 2012. Entre elas, três ambientes se destacam e impressionam em "Obsessão Infinita". Confira quais são:

"Filled with the Brilliance of Life" (2011)
Um sala composta por espelhos e inúmeras lâmpadas penduradas, que vão mudando de cor, impressiona os visitantes. Para atravessar este ambiente é preciso paciência, pois todos vão querer tirar fotos e observar o efeito incrível das cores refletidas e o "infinito" proporcionado pelos espelhos.

"Infinity Mirror Room - Phalli's Field" (1965)
Mais uma vez, o interesse pelo infinito e a técnica de usar espelhos por todo lado fazem desta sala impressionante. Porém, são os objetos fálicos que ganham destaque e parecem se espalhar, como um enorme jardim. Suas famosas bolinhas vermelhas estampam as peças.

"I'm Here, But Nothing" (2000-2012)
Neste ambiente, por onde também é possível caminhar, é apresentada uma sala de estar completamente comum, com móveis como sofá e mesa de jantar, mas totalmente coberta por pontos de luz fluorescentes coloridos. O ambiente permite que o visitante veja a obra sem os limites da tela, onde todas as paredes, objetos e piso carregam parte da transcendência da obra.
Fonte: Guia Uol

Confira algumas fotos dessa incrível exposição:








Créditos: Bruna Dodi
Créditos: Bruna Dodi


Mais informações:

Exposição: Obsessão Infinita, de Yayoi Kusama
Quando: Visitação do público: de 22 de maio a 27 de julho de 2014.
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros, SP
Quanto: Entrada franca
Funcionamento: De terça a domingo, das 11h às 20h
Mais informações: (11) 2245-1900

Espero que tenham gostado dessa super dica e em breve farei uma visita por São Paulo e registarei tudo para vocês, inclusive essa grande exposição. Você já visitou? Ficou com vontade? Conta pra gente, deixe seu comentário! Ótima semana ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário